Site Versão em Português Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimedia » Clipping
 
 
THURSDAY, AUGUST, 29, 2013 | 12:18
 
Safra do MT enfrentará gargalo
 
Líder na produção de soja e de milho no país, o estado do Mato Grosso terá as mesmas dificuldades que enfrentou na safra passada para escoar os grãos que serão produzidos na safra 2013/2014.

De acordo com Edeon Ferreira, diretor executivo do Movimento Pró-Logística, embora até o início da colheita, em janeiro, o estado poderá contar com novas obras de infraestrutura de transporte e armazenagem, elas só serão capazes de absorver parte do volume de grãos produzido a mais na comparação com a safra passada.

"O crescimento [da safra de soja] vai ser direcionado basicamente para os portos do Norte", afirma.

A previsão do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) é que o estado produza 25,27 milhões de toneladas de soja na próxima safra, um aumento de 7,26% no volume colhido.


O cálculo é baseado na estimativa de aumento de área de 7,89 milhões de hectares no período 2012/2013 para 8,27 milhões hectares, e de aumento de 1,2% na produtividade sobre 3,1 toneladas por hectare.

A maior aposta para que esse excedente de produção seja escoado pelo norte é a conclusão das obras de pavimentação da BR-163, prevista para dezembro.

Se entregue no prazo, a rodovia federal garantirá acesso da próxima colheita de soja para o Terminal Portuário de Miritituba, no Pará, que por sua vez garantirá escoamento do grão pelos portos de Santarém e Vila do Conde.

No ano passado, 18% da safra de soja do estado, estimada em 23,5 milhões de toneladas, foram escoados pelos portos do norte do país.

Outra obra de infraestrutura que estará pronta para receber a próxima safra de grãos é o Terminal Ferroviário de Rondonópolis, o quarto terminal da Ferronorte. O terminal e os novos 360 quilômetros de ferrovia do Alto Taquari até Rondonópolis estão programados para serem inaugurados em setembro deste ano.

O setor produtivo acredita que o fim da fila de caminhões nos portos, do armazenamento a céu aberto dos grãos e outros problemas só começarão a serem solucionados em 2015. "Na safra 2015, vamos estar mais preparados, vai aumentar o fluxo de escoamento pelo norte. Agora começaremos a entrar num processo lento de redução do fluxo do sul e sudeste", diz Ferreira.

Fonte: DCI
 
Latest news
 
FRIDAY, OCTOBER, 29, 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
FRIDAY, APRIL, 23, 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
MONDAY, APRIL, 12, 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
View all news
 
   
   

PARTS AND COMPONENTS
We provide through TBA (www.tbatec.com.br) the prompt delivery of original parts used in our equipment...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
1 2 3 4
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | All rights reserved
Av. Marg. Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Brazil | Phone 5516 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Home

» Company
    History
Location
Customers
International
operations
» Products

» Services and Parts
    Product Support
Parts and Components

» Multimedia
    News
Clipping
Press Room
Events
» Contact
    Contact Us
Request a quote
Be our supplier