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FRIDAY, OCTOBER, 11, 2013 | 17:30
 
Desatenção com infraestrutura causa prejuízo
 
A falta de infraestrutura de logística e de transportes resulta na ineficiência e na perda de competitividade, o que tem como consequência um efeito cascata de aumento de custos na cadeia produtiva. A opinião é do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado.

Estudos encomendados pelos setores produtivos da Região Centro-Oeste apontam que a falta de infraestrutura impacta em perdas de até 30% no lucro final do produtor.

Dados de associações de produtores da região apontam perdas entre 10% a 12% no pós- colheita por causa das péssimas situações das estradas e da falta de armazéns. Para eles, essa desatenção com o setor também trava o desenvolvimento do País e causa prejuízos em toda a cadeia produtiva. Estradas ruins causam prejuízos aos produtores e aos consumidores e o produto final que chega ao supermercado precisa ser mais barato para quem compra ao mesmo tempo que deve remunerar de forma justa quem produz.

A principal via de escoamento de grãos passa pela BR-163, que está saturada há décadas. "É um problema que se arrasta há mais de 25 anos", diz o deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT). Para os produtores, a duplicação melhoraria em muito a condição da BR-163, mas também são necessárias outras ações como recapeamento e manutenção da rodovia até Santarém, no Pará.

O presidente da Famato afirma que o Estado tem condições de usar outros modais para desafogar o trânsito de caminhões e carretas nas estradas. Uma das melhores opções seria a hidrovia. Há investimentos em projetos da Hidrovia Teles Pires-Tapajós, Arinos-Juruena-Tapajós, Tocantins-Araguaia e Paraguai-Paraná. Só com a Teles Pires-Tapajós seria possível reduzir o custo do frete em 60%, levando a produção do Mato Grosso para os portos de Santarém e Miritituba no norte.

A chegada da malha ferroviária da Ferronorte até Rondonópolis, este ano, deve melhorar o escoamento da produção até o Porto de Santos. Os produtores esperam que novas obras saiam do papel, como a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) até Lucas do Rio Verde.

Fonte: O Estado de S. Paulo
 
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