Site Versão em Português Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimedia » Clipping
 
 
THURSDAY, DECEMBER, 26, 2013 | 16:16
 
A construção civil opera aquém da capacidade
 
No trimestre setembro/novembro, o desempenho das empresas de construção ficou abaixo das expectativas do setor, revelou a Sondagem da Construção Civil, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). É um levantamento amplo, realizado com 503 empresas de todo o País, que mostra melhor o que ocorre no nível nacional, em contraste com algumas áreas onde o ritmo da produção imobiliária é maior.

O Índice de Confiança da Construção (ICST), calculado pelo Ibre/FGV, também mostrou declínio: 3,9% negativo, na comparação entre os trimestres outubro/dezembro de 2012 e de 2013. Torna-se mais desfavorável a comparação entre este ano e o ano passado, com a piora, por exemplo, tanto da avaliação da situação atual como das expectativas para os próximos seis meses.

De fato, houve na Sondagem da CNI estabilidade, em patamar baixo, no nível de atividade da indústria da construção em novembro. O indicador de 49,5 pontos foi levemente inferior ao termo médio de 50 pontos, acima do qual a atividade é positiva. Abaixo dos 50 pontos, entra no campo negativo. As grandes empresas ficaram no campo positivo e as pequenas, no negativo.

Sazonalmente, novembro deveria ter apresentado resultados melhores, mas a Utilização da Capacidade de Operação (UCO), uma boa medida do ritmo de atividade, caiu ao menor nível do ano (70%), ante 71% em outubro. As empresas cortaram vagas. Afinal, reduziu-se o otimismo quanto aos próximos seis meses, algo inusitado às vésperas de um ano eleitoral, em que jorram verbas para investimentos públicos e as facilidades monetárias irrigam a economia. Dado o peso da construção civil na taxa de investimento, a sondagem da CNI prenuncia mais um ano de crescimento econômico insatisfatório.

Há, na pesquisa da CNI, contrapartidas para os dados negativos: a expectativa de crescimento de serviços especializados de construção cresceu, por exemplo, no tocante ao nível de atividade mensal e na atividade em relação à usual. Mas o mesmo não se deu nos segmentos de construção de edifícios e obras de infraestrutura. A execução do programa Minha Casa, Minha Vida ajuda a explicar o problema. E há incerteza quanto à capacidade de Estados e municípios conseguirem ampliar despesas.

Só nos grandes centros do Sudeste a atividade da construção civil continua muito forte, a começar por São Paulo, onde os lançamentos de imóveis novos em 2013 superaram muito os de 2012.

Fonte: O Estado de S. Paulo
 
Latest news
 
FRIDAY, OCTOBER, 29, 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
FRIDAY, APRIL, 23, 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
MONDAY, APRIL, 12, 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
View all news
 
   
   

PARTS AND COMPONENTS
We provide through TBA (www.tbatec.com.br) the prompt delivery of original parts used in our equipment...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
1 2 3 4
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | All rights reserved
Av. Marg. Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Brazil | Phone 5516 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Home

» Company
    History
Location
Customers
International
operations
» Products

» Services and Parts
    Product Support
Parts and Components

» Multimedia
    News
Clipping
Press Room
Events
» Contact
    Contact Us
Request a quote
Be our supplier