Site Versão em Português Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimedia » Clipping
 
 
THURSDAY, JUNE, 05, 2014 | 16:45
 
Infraestrutura precisa de 5,5% do PIB, diz consultoria
 
O Brasil precisaria investir de 5% a 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) ao ano em infraestrutura para, ao mesmo tempo, fazer a manutenção de estradas, aeroportos, ferrovias, portos, hidrelétricas e linhas de transmissão já existentes e garantir uma aceleração do crescimento econômico para de 4,5% a 5% ao ano, segundo estimativas da consultoria McKinsey. Pelos valores de 2013, o montante necessário equivale a R$ 266,2 bilhões por ano.

Nas últimas décadas, porém, foram investidos, em média, 2,2% do PIB, segundo Roberto Fantoni, sócio da McKinsey no Brasil e responsável pela área de infraestrutura em toda a América Latina. Países como Índia, com 4,7%, e China, com 8,5%, têm investido muito mais como proporção de seus PIBs.

"A infraestrutura brasileira não atende às necessidades atuais do País nem oferece as condições necessárias para o nosso crescimento", afirmou Fantoni, que participará, nesta semana, do Global Infrastructure Initiative (GII), evento anual da McKinsey, que este ano será no Rio.

Pelos cálculos da consultoria, de 2% a 2,5% do PIB em investimentos seriam necessários para ampliar a infraestrutura a ponto de a economia crescer mais. O restante dos cerca de 5,5% do PIB seria apenas para preencher lacunas (por exemplo, asfaltar estradas de terra) e fazer a manutenção do que já existe.

Segundo Fantoni, há três obstáculos principais no caminho até os 5,5% do PIB em investimentos ao ano: o ambiente regulatório, a disponibilidade de capital e a qualidade dos projetos.

No primeiro obstáculo, os marcos regulatórios devem ser "adequados e favoráveis à execução de longo prazo". A estabilidade de regras é importante. Fantoni sugere ainda avanços na tributação sobre os investimentos e uma reforma na legislação trabalhista, com foco no aumento da produtividade.

Vencer o obstáculo da disponibilidade de capital depende da atração de recursos privados, inclusive crédito. Por causa da necessidade de manter as contas públicas equilibradas, destaca Fantoni, o investimento público é insuficiente. No entanto, a atração do setor privado, tanto em aportes diretos quanto no financiamento, depende da superação do primeiro obstáculo.Além disso, o sócio da McKinsey defende a criação de mecanismos de incentivo ao crédito privado para a infraestrutura. Algo como os incentivos dados às debêntures de infraestrutura - títulos de dívida corporativa de empresas ou projetos de infraestrutura, que têm isenção de tributos para os investidores.

Por fim, o terceiro gargalo é a qualidade dos projetos. Para Fantoni, seria preciso conhecer bem as lacunas da infraestrutura do País, para então escolher os projetos prioritários. A partir daí, seria mais fácil melhorar a qualidade - projetos mal elaborados levam a atrasos e elevação de custos.

O sócio da McKinsey propõe duas iniciativas. A primeira é um plano nacional de investimentos, capaz de identificar os problemas - por exemplo, qual o fluxo de cada estrada do País. A segunda é criar fóruns setoriais, juntando setor público e empresas, para acompanhar a execução de obras e solucionar problemas, como o licenciamento ambiental e desapropriações.

Fonte: Estadão Conteúdo
 
Latest news
 
FRIDAY, OCTOBER, 29, 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
FRIDAY, APRIL, 23, 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
MONDAY, APRIL, 12, 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
View all news
 
   
   

PARTS AND COMPONENTS
We provide through TBA (www.tbatec.com.br) the prompt delivery of original parts used in our equipment...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
1 2 3 4
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | All rights reserved
Av. Marg. Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Brazil | Phone 5516 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Home

» Company
    History
Location
Customers
International
operations
» Products

» Services and Parts
    Product Support
Parts and Components

» Multimedia
    News
Clipping
Press Room
Events
» Contact
    Contact Us
Request a quote
Be our supplier