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MONDAY, JULY, 25, 2011 | 13:45
 
Vale usa SP para dominar a logística do agronegócio
 
A Vale vai usar São Paulo para ampliar a fatia na logística do agronegócio brasileiro. O meio que a empresa utilizará para atingir o objetivo é a reprodução do modelo que construiu para o transporte de minério, já utilizado no porto de Tubarão (ES).

Para isso, a companhia anunciou ontem a construção de um novo terminal para embarque de açúcar e de grãos (soja e milho) no porto de Santos, o maior do país.

Hoje, a companhia opera apenas um terminal de fertilizantes, em Cubatão (SP).

O projeto, orçado em R$ 3,5 bilhões, vai elevar mais do que cinco vezes a capacidade de movimentação do terminal, de 3 milhões para 16 milhões de toneladas anuais.

Esse é o maior pacote de investimento já anunciado pela Vale em São Paulo. O protocolo de intenções foi assinado ontem pela Vale e o governador Geraldo Alckmin.

"Como maior produtor de cana-de-açúcar, esse investimento é estratégico para o estado", afirmou Paulo Alexandre Barbosa, secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo.

A decisão traz para o Estado um sistema logístico com novos terminais e capaz de descarregar oito vagões por vez.

Hoje, os trens da FCA (Ferrovia Centro Atlântica), companhia ferroviária da Vale, demoram 48 horas para sair de Santos. A companhia promete um sistema capaz de liberar uma composição em apenas seis horas.

Segundo Marcello Spinelli, diretor de logística de carga geral, a Vale promete montar um sistema veloz de transporte ferroviário, que dará escala e retorno econômico.

Para isso, a estrutura idealizada pela companhia exigirá mais do que a remodelação do terminal, em Cubatão.

O projeto prevê a construção de mais três berços para atracação de navios. A Vale ampliará em 11 quilômetros a malha ferroviária dentro do porto, além de construir um terminal para armazenagem de até 450 mil toneladas.

Em paralelo, a empresa construirá quatro terminais para receber açúcar e grãos no interior de Minas Gerais e de São Paulo.

Combinados, os projetos de expansão do porto até 2015 vão ampliar a capacidade atual de movimentação de 80 milhões de toneladas para 180 milhões de toneladas.

Fonte: Folha de S. Paulo
 
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