Site Versão em Português Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimedia » Clipping
 
 
FRIDAY, NOVEMBER, 12, 2010 | 12:16
 
Usiminas e MMX negociam acordo logístico e de exploração mineral em Serra Azul
 
A siderúrgica Usiminas e a MMX, empresa do grupo de Eike Batista que atua no setor de mineração, negociam parceria na região de Serra Azul (MG). Em discussão estão uma associação para lavra conjunta de minério de ferro e um acordo logístico para escoar o minério a partir do Porto do Sudeste, em Itaguaí (RJ), que pertence à MMX. O assunto será debatido na reunião do Conselho de Administração da Usiminas nesta sexta-feira.

- As negociações envolvem um acordo amplo. Quando se pensa em mineração, você pensa em mina e logística. Não dá para separar - diz Sergio Leite, vice-presidente de Negócios da Usiminas, sem dar detalhes.

Há poucos meses, a Usiminas criou uma empresa de mineração, a Mineração Usiminas, que tem entre seus ativos minas em Serra Azul da antiga J. Mendes. O objetivo é alcançar a autossuficiência em minério de ferro, principal insumo para a siderurgia, até 2015. Hoje, a capacidade de produção de minério da Usiminas é de sete milhões de toneladas por ano, ou 50% de sua demanda. Em 2015, a produção deve alcançar 29 milhões de toneladas anuais, gerando excedente para a exportação.

Usiminas pode usar porto da MMX para exportar
Uma das opções para escoar produção para o exterior é a construção de um terminal em Itaguaí, que a Usiminas negocia com o governo estadual. Outra alternativa é um acordo logístico com a MMX, que comprou de sua empresa-irmã LLX - braço logístico do grupo EBX - o Porto Sudeste, também em Itaguaí, em setembro passado. A operação, que incluiu a venda de até 11% da MMX para a coreana SK por US$ 700 milhões, foi mais uma cartada de Eike no processo de consolidação de Serra Azul, onde a MMX estima que as reservas de minério de ferro superem 10 bilhões de toneladas, pouco menos que um terço das reservas nacionais, avaliadas em 33 bilhões.

MMX quer liderar consolidação na região
O trunfo da MMX para seduzir as concorrentes é justamente sua infraestrutura logística. Hoje, as empresas que atuam em Serra Azul enfrentam um gargalo para escoar sua produção. O minério é levado por ferrovia até o Porto de Itaguaí e exportado pelos terminas privados de Vale ou CSN. Mas há um limite contratual para os embarques de terceiros nesses terminais que, em 2010, é de cinco milhões de toneladas, bem abaixo das 20 milhões produzidas na região por ano.

Em 2012, o Porto Sudeste, em construção, poderá exportar 50 milhões de toneladas de minério anuais. Como a previsão da MMX é que sua produção chegue a 36 milhões de toneladas até 2015, espaço para as demais mineradoras não vai faltar.

- Se você pensar que todo mundo (em Serra Azul) depende de logística, que eu tenho logística e que quero liderar um movimento de consolidação, necessariamente tenho que conversar com todo mundo. É nosso papel liderar essa consolidação seja via aquisição, parcerias ou joint-ventures - diz o presidente da MMX, Roger Downey, sobre as negociações em andamento.

Além da Usiminas, a MMX também conversa com Arcelor Mittal e avalia a compra de pequenas empresas na região.

Fonte: O Globo
 
Latest news
 
FRIDAY, OCTOBER, 29, 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
FRIDAY, APRIL, 23, 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
MONDAY, APRIL, 12, 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
View all news
 
   
   

PARTS AND COMPONENTS
We provide through TBA (www.tbatec.com.br) the prompt delivery of original parts used in our equipment...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
1 2 3 4
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | All rights reserved
Av. Marg. Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Brazil | Phone 5516 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Home

» Company
    History
Location
Customers
International
operations
» Products

» Services and Parts
    Product Support
Parts and Components

» Multimedia
    News
Clipping
Press Room
Events
» Contact
    Contact Us
Request a quote
Be our supplier