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LUNES, NOVIEMBRE, 04, 2013 | 11:06
 
Governo quer entregar sete obras da Copa neste mês
 
O Governo do Estado deve inaugurar sete obras da Copa do Pantanal em Cuiabá apenas neste mês.A primeira obra deverá ser entregue já na semana que se inicia, segundo informações da Secopa, mas a ordem e data das inaugurações ainda não foi divulgada.

Estão previstos para serem entregues pelo Estado os viadutos da Sefaz, MT-040 e UFMT, que integram o pacote de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá; a obra de duplicação da ponte Mário Andreazza, localizada na rodovia de mesmo nome; a duplicação da Avenida Juliano Costa Marques; o Viaduto do Despraiado e a Trincheira Mário Andreazza/Ciríaco Cândia (trincheirinha), na Avenida Miguel Sutil.

Seguindo o exemplo das cinco obras já entregues na última semana, na região do Coxipó, os empreendimentos deverão ser imediatamente liberados para o tráfego, auxiliando a diminuir os desvios tomados atualmente pelos motoristas em três grandes avenidas da capital: Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).

Ao MidiaNews, o governador Silval Barbosa (PMDB) se disse otimista no cumprimento do cronograma apresentado à população e afirmou de que não tem dúvidas da entrega de, pelo menos, uma obra por semana, até dezembro deste ano.

Ao todo, o Estado aponta estar realizando 56 obras com vistas ao Mundial de 2014 em Cuiabá e Várzea Grande.

"Com certeza iremos entregar até mais de uma obra por semana até o final do ano", disse.

Entorno da Arena

A duplicação da ponte sobre o Rio Cuiabá na Rodovia Mário Andreazza, por onde passam 1,8 mil veículos por hora nos horários de pico, segundo dados da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), deverá ser uma das primeiras a serem inauguradas pelo Estado.

Construída pela empresa Atrativa Engenharia Ltda., ao custo de pouco mais R$ 11,4 milhões, a ponte compõe a obra do Corredor Mário Andreazza (duplicação de ponte e rodovia), projeto de adequação viária que está prevista na Matriz de Responsabilidades assinado pelos governos Municipal, Estadual e Federal junto à Federação Internacional do Futebol (Fifa).
A Secopa aposta no dobro do fluxo que hoje passa pelo local com a liberação integral da ponte, que se encontra na rota alternativa de trajeto entre o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e a Arena Pantanal, em Cuiabá, durante a copa do Mundo.

Além disso, a via também será usada como ligação entre o aeroporto e a rede hoteleira, bem como acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande, e facilitar o tráfego de quem sai das regiões Norte, Nordeste e Noroeste de Mato Grosso em direção à Capital.

Ao todo, o corredor tem 9,4 km de extensão e compreende a duplicação da Rodovia Mário Andreazza entre a ponte de mesmo nome e o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande.

A obra de duplicação da rodovia, porém, está sendo executada pela Agrimat Engenharia ao custo de R$ 22 milhões e não tem previsão de entrega agendada pelo Estado.

A "trincheirinha" da Ciríaco Cândia, no encontro da via com a Avenida Miguel Sutil, é outra obra que será inaugurada pelo Estado este mês.

Praticamente concluída - uma vez que aguardava a liberação das marginais da Trincheira do Verdão para ganhar utilidade aos motoristas - a obra integra o pacote de intervenções necessárias no entorno da Arena Pantanal, tal qual o Corredor Mário Andreazza.

Com 459 metros e formato de "alça", a obra foi executada pela empresa Métrica Construções, ao custo de R$ 1,7 milhão.
A empresa assumiu o projeto após a Ster Engenharia, até então responsável pela obra, ter o contrato de R$ 5,9 milhões rescindido. Na ocasião, a trincheira já estava com 70% dos trabalhos concluídos.

A obra abrange os bairros Santa Isabel e Cidade Verde e deverá solucionar o conflito viário existente na região, facilitando o fluxo de veículos no sentido Aeroporto-Arena, onde, antes, havia longos congestionamentos que afetavam o trânsito nas avenidas Ciríaco Cândia e Miguel Sutil.

Trânsito na Avenida do CPA

Partes do pacote de R$ 1,477 bilhão para construção do VLT na Grande Cuiabá, os elevados da Sefaz, na Avenida do CPA, e da MT-040 e UFMT, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, estão previstos para serem entregues à população também este mês.

O Viaduto da Sefaz integra o Eixo 1 (Aeroporto-CPA) e, quando liberado, deverá servir como solução para o conflito existente nos últimos anos na região, onde os veículos que seguiam para a região da Grande Morada da Serra e do Centro de Cuiabá se confundiam com aqueles que visavam acesso ao Centro Político Administrativo.

A obra foi executada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande e apresentou problemas de qualidade do material utilizado durante a etapa de pavimentação, que precisou ser refeita e agora encontra-se em fase final, segundo a Secopa.

Com 278 metros de extensão, formato de ferradura e duas faixas de circulação em um único sentido, a obra deverá ser usada exclusivamente como alça de retorno pelos motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político Administrativo.
Obra exclusivamente rodoviária (o VLT passará por baixo do elevado), o Viaduto da Sefaz deverá ser inaugurado no mesmo dia que a obra de duplicação da Avenida Juliano Costa Marques, no bairro Bela Vista, próximo ao Shopping Pantanal.

Essa obra teve a data de inauguração, agendada para outubro, alterada por questões de logística, segundo o Estado. Executada pela empresa Engeglobal Engenharia Ltda. por R$ 2,4 milhões, ela também irá auxiliar na integração dos motoristas com o Viaduto da Sefaz, uma vez que liga a Avenida dos Trabalhadores à Avenida do CPA.

De acordo com a pasta, 2,7 mil passam pelo local nos horários de pico e, com a liberação das pistas, os motoristas deverão ganhar até cinco minutos de tempo no percurso.

Mobilidade na Fernando Corrêa

Já os viadutos rodoferroviários da MT-040 (Rodovia Palmiro Paes de Barros) e da UFMT deverão ser as últimas obras a serem inauguradas no mês de novembro, pois, segundo informações da Secopa, encontram-se na fase final de acabamento.

Essas obras integram o Eixo 2 do VLT (Coxipó-Centro), não mais considerado prioritário pelo Estado e com prazo de conclusão, provavelmente, sendo estendido para após o Mundial de 2014.
Os dois elevados serão constituídos de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e uma via central permanente para a passagem do VLT.

O Viaduto da UFMT - que chegou a apresentar problemas na execução de pilares, hoje já corrigidos - terá 428 metros de extensão e está sendo erguido sobre os entroncamentos das avenidas Brasília (em frente ao Shopping Três Américas), Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT.

O Viaduto da MT-040, por sua vez, está sendo construído no entroncamento da MT-040 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa e tem aproximadamente 445 metros de extensão.

Sob o viaduto será construída uma rotatória, além de faixas de circulação, que auxiliarão na distribuição do trânsito da região.

Alívio na Miguel Sutil

Fechando o pacote de obras inauguradas em Novembro, também está o Viaduto do Despraiado, que está sendo erguido na Perimetral e chegou a ser anunciado como a primeira obra da Copa a ser inaugurada, planejamento que precisou ser modificado quando a obra apresentou problemas na qualidade do asfalto.

Sob a responsabilidade do Consórcio Atracon, formado pelas empresas Atrativa e Constral, o viaduto tem 325 metros de comprimento e nove metros de altura em seu ponto mais alto.
Orçado em R$ 18,9 milhões, o projeto do Viaduto do Despraiado compreende, além da construção da obra de arte em si, o alargamento da Avenida Miguel Sutil em alguns trechos e a restauração da pavimentação da via.

Quando o tráfego sobre o elevado for liberado, o Estado aposta na diminuição do trânsito da região, que vivia congestionado na rotatória antes existente no local.

Segundo a Secopa, a partir da inauguração, o motorista que estiver trafegando pela Avenida Miguel Sutil e quiser continuar na via, deverá percorrer toda a extensão do elevado.

Aqueles que desejam acessar os bairros adjacentes, como Santa Marta, Despraiado, Araés e Quilombo, deverá trafegar pela pista marginal e acessar a rotatória que já existia no local e que passou por readequações.

Fonte: Mídia News
 
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