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MIÉRCOLES, JULIO, 18, 2012 | 22:57
 
Iniciada a terraplanagem no trecho paulista da Norte-Sul
 
As obras do lote 5 da Ferrovia Norte-Sul no trecho paulista já começaram e envolvem cerca de cem pessoas. Segundo o gestor de contratos da Tiisa, empreiteira que faz as obras, Valdir Afonso Borges, o trabalho está na fase de terraplanagem da área. "No canteiro de Ouroeste estão funcionando a usina de concreto e a fábrica de aduelas", afirma.

O lote 5 da extensão Sul da ferrovia tem 141,95 quilômetros e vai da Ponte do Rio Arantes (MG) a Estrela d´Oeste (SP). Somente no Estado de São Paulo são 66,2 quilômetros de ferrovia. As obras no lote 5 estão em 33%, o que representa dados do mês passado, segundo Borges. Em abril, quando o Diário foi ao local, 26,5% estavam prontas.

No trecho todo, desde Ouro Verde (GO) até Estrela, segundo a Valec, empresa responsável pela obra, 38% estão concluídas. A previsão é de que até agosto as obras no trecho da região cheguem a 50%, o que indica que a conclusão se mantém para meados do ano de 2014. Somente neste trecho o investimento é estimado em R$ 434,3 milhões.

Irregularidades

A construção da ferrovia vem sendo alvo de investigações do Tribunal de Contas da União (TCU) por conta de irregularidades e atrasos, mas essa não é a realidade no lote 5.
De acordo com a assessoria de imprensa da Valec, os problemas apontados pelo TCU têm sido equacionados, mas o lote 5 é um dos melhores da extensão Sul.

No trecho Sul da ferrovia, de 670 quilômetros, em 2011, o TCU apontou a existência de atrasos nas obras e serviços, fiscalização ou supervisão deficiente ou omissa, avanço desproporcional das etapas e projeto básico deficiente. Além disso, ocorreu restrição à competitividade da licitação para compra de trilhos por critérios inadequados.

Para o Sul

Os planos da Valec preveem o prolongamento do traçado em mais 1.840 quilômetros, ligando Estrela d'Oeste a Panorama (SP), numa extensão de 220 quilômetros, e depois de Panorama a Rio Grande (RS), em mais 1.620 quilômetros. A primeira fase, até Panorama, segundo a Valec, deve ter o estudo do impacto ambiental concluído até o fim deste mês. Depois, começam as audiências e discussões com o Ibama e sociedade sobre o assunto.

Fonte: diarioweb.com.br
 
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