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MARTES, OCTOBRE, 16, 2012 | 11:5
 
Manutenção do cardan está relacionada ao tipo de uso do veículo
 
A correta lubrificação do cardan, com aplicação da graxa correta nos prazos recomendados pelo fabricante, conforme o uso do veículo, evita desgaste prematuro do componente.

Responsável por transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, que, por sua vez, transfere esta força para as rodas, o eixo cardan requer especial atenção dos caminhoneiros em relação à manutenção. "Grande parte dos motoristas não se preocupa com a manutenção do cardan devido à aparência de simplicidade e robustez que o componente transmite. No entanto, com alguns cuidados o motorista pode garantir a vida útil da peça", afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Spicer. Segundo Silva, muitos caminhoneiros deixam de fazer a lubrificação no prazo adequado, danificando o componente. "Já está mais que provado que a manutenção corretiva é muito mais cara que a preventiva", comenta.

A manutenção preventiva é bastante simples, consiste, basicamente, na lubrificação das partes móveis do cardan - cruzetas e ponteiras de luvas. A lubrificação deve ser feita no intervalo recomendado pelo fabricante, além disso, é fundamental se atentar à graxa utilizada. "Alguns postos lubrificam com graxa de chassis. É essencial usar graxa de sabão de lítio (EP 2 - Extrema Pressão com grau de consistência 2), resistente à temperatura e à lavagem com água", ressalta. Produtos à base de silicone, graxas grafitadas e para chassis asseguram apenas proteção superficial, deixando a cruzeta com falta de lubrificação, diminuindo a durabilidade.

Ele explica que não utilizar a graxa adequada e deixar de fazer a lubrificação nos intervalos indicados pelo fabricante podem ocasionar quebra e ou desgaste prematuro dos componentes moveis do eixo cardan aumento a possibilidade de paradas inesperadas.

Os intervalos para lubrificação estão relacionados de acordo com a utilização do veículo período. Se o caminhão circula na cidade, o ideal é fazer a cada 10 mil km ou um mês. Em uso rodoviário, os prazos podem ser maiores: até 20 mil km ou três meses, o que ocorrer primeiro. Em aplicações severas ou fora de estrada, a lubrificação deve ser feita a cada 15 dias.

Sobre a Affinia:

A Affinia Automotiva, pertencente a Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição.

Está presente, no Brasil, desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.

Com as operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, possui um amplo portfólio de componentes para suspensão, transmissão, motor e freios em constante ampliação para atender veículos leves e pesados, com as marcas globais Nakata, Spicer, Wix e Power Engine.

Também oferece suporte técnico ao mercado de reposição, promovendo treinamentos a reparadores, além de dispor de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100% , iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br .

Fonte: Portal Nacional de Seguros
 
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