Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
TERÇA-FEIRA, 06 DE AGOSTO DE 2013 | 12:34
 
Ministro admite 'hipótese' de retirar urgência do Código de Mineração
 
O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, afirmou nesta segunda-feira (5) que a retirada do pedido de urgência na tramitação do Código de Mineração no Congresso "é uma hipótese". Mas para isso, disse Lobão, é preciso que haja demonstração dos parlamentares em votar o projeto encaminhado de forma "apressada.

O marco regulatório da mineração foi enviado pelo governo ao Congresso em junho com pedido de urgência, que acelera a tramitação, trancando a pauta da Câmara a partir de 4 de agosto, neste caso. O relator da proposta na Casa, Leonardo Quintão (PMDB-MG), e o presidente da comissão que analista o texto, Gabriel Guimarães (PT-MG), já pediram ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) que retire a urgência da proposta.

"É uma hipótese. Se o Congresso Nacional pedir [a retirada da urgência], a presidente da República certamente executará. É claro que terá que haver compromisso das lideranças no sentido de votação apressada, ainda que sem a urgência constitucional", declarou Lobão antes de participar de audiência pública no Senado Federal.

Durante a audiência pública, Lobão foi questionado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) sobre o curto prazo para aprovação do código pelo Congresso. O parlamentar afirmou que o total de 90 dias (limite de tempo para o projeto tramitar na Câmara e no Senado, dentro do regime de urgência) é muito escasso.

"Me parece conveniente que devêssemos construir pacto na direção de maior prazo. O Executivo teve prazo de discussões e debates. Esse tempo não está sendo concedido ao Legislativo", declarou Ferraço.
Lobão reafirmou, conforme já havia dito a jornalistas, que o aumento do prazo depende do pedido dos parlamentares. "Se o Congresso pedir à presidente, estou convencido de que ela retirará. [...] É uma coisa que pode ser feita, dependendo da liderança no Congresso", disse o ministro.

Proposta

A proposta, lançada pelo Executivo com o objetivo de estimular os investimentos para no setor, está sendo analisada pela Câmara dos Deputados (PL 5807/2013), onde já recebeu 372 emendas. Em seguida, o texto será votado no Senado. Os parlamentares querem prazo maior para discutir alterações ao texto.
O novo marco também prevê mudanças na cobrança da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) que devem dobrar a arrecadação do governo com o tributo que, só no ano passado, rendeu R$ 1,8 bilhão aos cofres públicos.

O projeto ainda estabelece novos requisitos para concessão dos direitos de exploração de minérios, além de determinar as normas de uso dos recursos minerais. Também cria o Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), para a formulação da política para geologia e recursos minerais, e a Agência Nacional de Mineração (ANM), para fiscalizar as atividades de mineração e execução da política mineral brasileira.

Fonte: G1
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor