Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUINTA-FEIRA, 26 DE DEZEMBRO DE 2013 | 16:16
 
A construção civil opera aquém da capacidade
 
No trimestre setembro/novembro, o desempenho das empresas de construção ficou abaixo das expectativas do setor, revelou a Sondagem da Construção Civil, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). É um levantamento amplo, realizado com 503 empresas de todo o País, que mostra melhor o que ocorre no nível nacional, em contraste com algumas áreas onde o ritmo da produção imobiliária é maior.

O Índice de Confiança da Construção (ICST), calculado pelo Ibre/FGV, também mostrou declínio: 3,9% negativo, na comparação entre os trimestres outubro/dezembro de 2012 e de 2013. Torna-se mais desfavorável a comparação entre este ano e o ano passado, com a piora, por exemplo, tanto da avaliação da situação atual como das expectativas para os próximos seis meses.

De fato, houve na Sondagem da CNI estabilidade, em patamar baixo, no nível de atividade da indústria da construção em novembro. O indicador de 49,5 pontos foi levemente inferior ao termo médio de 50 pontos, acima do qual a atividade é positiva. Abaixo dos 50 pontos, entra no campo negativo. As grandes empresas ficaram no campo positivo e as pequenas, no negativo.

Sazonalmente, novembro deveria ter apresentado resultados melhores, mas a Utilização da Capacidade de Operação (UCO), uma boa medida do ritmo de atividade, caiu ao menor nível do ano (70%), ante 71% em outubro. As empresas cortaram vagas. Afinal, reduziu-se o otimismo quanto aos próximos seis meses, algo inusitado às vésperas de um ano eleitoral, em que jorram verbas para investimentos públicos e as facilidades monetárias irrigam a economia. Dado o peso da construção civil na taxa de investimento, a sondagem da CNI prenuncia mais um ano de crescimento econômico insatisfatório.

Há, na pesquisa da CNI, contrapartidas para os dados negativos: a expectativa de crescimento de serviços especializados de construção cresceu, por exemplo, no tocante ao nível de atividade mensal e na atividade em relação à usual. Mas o mesmo não se deu nos segmentos de construção de edifícios e obras de infraestrutura. A execução do programa Minha Casa, Minha Vida ajuda a explicar o problema. E há incerteza quanto à capacidade de Estados e municípios conseguirem ampliar despesas.

Só nos grandes centros do Sudeste a atividade da construção civil continua muito forte, a começar por São Paulo, onde os lançamentos de imóveis novos em 2013 superaram muito os de 2012.

Fonte: O Estado de S. Paulo
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor