Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUARTA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2014 | 07:34
 
Código da mineração só sai no próximo governo, dizem empresários
 
O principal projeto do governo para mudar as regras da exploração mineral no Brasil aguardado há mais de cinco anos não deve ser votado antes de 2015.

A aposta é dos empresários do setor, que dizem não haver disposição do governo para negociar os pontos de atrito do Código da Mineração com o Congresso ou com as mineradoras. O próprio governo perdeu a pressa. Segundo a Folha apurou, a discussão deixou a lista de prioridades com a publicação de um decreto, em dezembro, que reforçou processos internos de fiscalização pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) da concessão de licenças para exploração de jazidas.

Para o governo, o documento, por si só, deve ajudar a reduzir a especulação no setor e, portanto, resolve parte do que era considerado urgente.

As pendências, segundo interlocutores do Ministério de Minas e Energia, podem esperar mais tempo até que sejam resolvidas. Como é o caso dos royalties minerais, que devem sofrer alterações.
Além disso, o calendário de 2014, com Copa do Mundo e eleições, também não garante muito espaço para as negociações necessárias com o Congresso.

Congresso

A dificuldade na tramitação do projeto na Câmara se agravou desde o fim do ano passado, quando o relator do texto, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), apresentou uma nova versão para o Código, alterando a essência do que propunha o governo.

"A situação agora é de impasse. O relator diz que não vai ceder por convicção e o governo não tem meio termo, não ouve o setor nem o parlamento", disse o presidente da ABPM (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral), Elmer Salomão.

"O mal já foi feito, a mineração está parada, sem novos investimentos e com demissões de geólogos. Nossa expectativa é de que esse assunto se resolva em um eventual segundo mandato da presidente."
Os empresários se preocupam com a manutenção da ordem não escrita para limitar a entrega de outorgas de pesquisa e lavra. A restrição começou há dois anos.

Restrição

"Tudo bem que se discuta um novo Código, mas ninguém pode suspender a vigência de uma lei. Esse embargo pegou mal para o governo, por isso agora as outorgas estão até sendo analisadas, mas em um ritmo muito lento, há um represamento", disse José Henrique Paz, advogado da Aura Minerals, empresa canadense que explora minas de ouro, cobre e prata no Brasil.

A ala mais otimista do setor acredita na troca de ministros na Casa Civil para ajudar a desatar o nó com o Congresso. Aloizio Mercadante, que assumirá a pasta, teria um perfil "um pouco mais liberal", do que Gleisi Hoffmann segundo empresários, o que poderia facilitar as negociações sobre o texto.

O novo Código da Mineração está em estudo no Executivo desde 2008. A proposta de mudança na legislação do setor foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff em junho do ano passado, quando seguiu para aprovação do Congresso.

Fonte: Diário do Sudoeste
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor