Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEGUNDA-FEIRA, 30 DE JUNHO DE 2014 | 10:14
 
Anbima: BNDES tem capacidade de financiar infraestrutura
 
O presidente do comitê de Financiamento de Projetos da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), Sergio Heumann, disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem capacidade para dar suporte financeiro aos projetos de infraestrutura. As demandas por recursos no segmento não devem deixar de ser atendidas por conta das projeções de menor concessão de crédito entre os bancos comerciais e privados este ano, em sua avaliação.

Segundo ele, o Tesouro tem capitalizado o BNDES, que "a cada ano" tem mais recursos disponíveis para a infraestrutura. "O orçamento do BNDES de 2014 não deve ser menor do que 2013 e além disso o BNDES normalmente participa com a maior parte dos recursos. O principal banco não deve ter restrição de orçamento para financiar a infraestrutura", disse. Heumann considera que a retração no crédito prevista de modo geral tende a ser menor na infraestrutura. "Continuamos vendo os bancos atuando fortemente nesses empréstimos", disse Heumann em entrevista para comentar o ranking de 2013 de financiamento de projetos elaborado pela Anbima.

Basileia 3

As exigências de capital do Basileia 3 contribuíram para a queda nos empréstimos diretos dos bancos em projetos de financiamento de longo prazo no ano passado, segundo Heumann. A contração nos empréstimos diretos é compensada, entretanto, pela elevação expressiva nos repasses, segundo ele. De acordo com levantamento da associação, a participação dos empréstimos diretos dos bancos para os financiamentos de projetos caiu de 25,8% em 2012 para 12% em 2013. Em 2011 era de 19,4%. Já a participação dos repasses subiu de 12,3% em 2012 para 48,4% em 2013. Em 2011, foi de 7%. "Um dos fatores responsáveis por esse movimento são as regras da Basileia, exigindo mais capital dos bancos na exposição ao crédito, especialmente de longo prazo, o que, por consequência eleva o custo desses empréstimos", disse. Por outro lado, pondera, existe a figura do BNDES que oferece termos mais atraentes ao tomador, inclusive nos repasses.

Heumann observou ainda que o BNDES tem se profissionalizado e melhor compreendido estruturas mais sofisticadas de empréstimo, o que também tem contribuído para que os tomadores recorram ao banco de fomento. O executivo citou esse fator, além da oferta de taxas interessantes de empréstimos e da ausência do risco cambial, como motivo de uma contração nos últimos 10 anos na participação dos bancos de fomento estrangeiros nos financiamentos. "A interlocução melhorou e as equipes que estão analisando os projetos no BNDES são muito mais preparadas e discutem os projetos e modo menos rígido. Portanto, não há muitos motivos para os tomadores recorrerem a bancos de fomento no exterior", disse.

Fonte: Estadão Conteúdo
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor