Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEGUNDA-FEIRA, 28 DE JULHO DE 2014 | 06:47
 
Construção Civil mantém o ritmo em Goiás
 
Apesar dos desafios do contexto econômico do País, com inflação em alta e perspectiva de crescimento, no ano, abaixo de 1%, em Goiás, a indústria da construção mantém o ritmo. Mais: vem recuperando preço e já aponta, de 2011 para maio de 2014, uma valorização de 33% no metro quadrado (apartamentos) e 42% (salas comerciais).

Os dados, disponibilizados ontem, pela Ademi, são da Pesquisa Mensal Ademi, desenvolvida pelo Grupom Consultoria Empresarial. Outro indicador positivo, no mesmo período (2011/maio 2014) está na oferta disponível, com queda aproximada de 30%. A valorização está acima da média da inflação do período, o que deixa o imóvel, em Goiás, como um dos principais ativos do mercado, ficando assim definido como uma das melhores alternativas para investimento.

Comentando os dados, o engenheiro civil e empresário Renato de Sousa Correia (Veja Construtora), atual vice-presidente e futuro presidente da Ademi, cita ainda outros fatores de otimização do mercado da construção em Goiás, e especificamente na Grande Goiânia: a economia que mais cresce no País é a goiana, cercam a Capital pólos atrativos para investimento (Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade, etc) e a migração em altos índices, levando à necessidade de produção de mais edificações, porque está sempre aumentando o número de pessoas na busca da casa para morar, ou do imóvel comercial para alugar ou investir.

Apesar das tantas adversidades localizadas na Sondagem da Indústria da Construção que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) está divulgando esta semana, em Goiás o setor da construção mantém o ritmo, ainda que com ligeira redução no número de lançamentos. De consequência, sustenta também o índice da geração de empregos, tendo sido, aliás, o principal referencial da última edição do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego: na indústria da construção está o cargo que mais empregou trabalhadores na Capital no primeiro semestre deste ano (servente de pedreiro), que somou quase 1.700 postos de trabalho.

Com um saldo de 12.632 empregos gerados no primeiro semestre, Goiânia foi a quarta cidade que mais criou vagas com carteira assinada no País, entre janeiro e junho, com uma forte contribuição das construtoras e incorporadoras.

Nem por isso, o empresariado da área está acomodado. Problemas conjunturais, próprios da economia brasileira na atualidade, conforme o registro da CNI ao apresentar a Sondagem da Indústria da Construção, vêm sendo enfrentados. Um deles, o acesso ao crédito, é mantido sob controle com a expansão do diálogo com os agentes financeiros, a partir dos dois bancos públicos, o Banco do Brasil e a Caixa. Na outra ponta do processo, é mínima a linha da inadimplência, que, conforme a Sondagem, hoje, opera em índice acima dos 15% no cenário nacional. Goiás está infinitamente distante desse parâmetro.

A dificuldade maior, mesmo, está na burocracia dos serviços públicos, o que afeta a cadeia produtiva da construção em todos os seus estágios, do licenciamento ambiental e de impactos para a emissão da licença para construir, até os cartórios, na hora do registro e escrituração dos imóveis. Nesse campo também há uma ação firme da Ademi, que pouco a pouco vai removendo essas dificuldades, mediante a prática do diálogo franco e transparente com órgãos públicos como a Semdus, Amma, Celg, Saneago e cartórios.

Fonte: Diário da Manhã
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor