Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEGUNDA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO DE 2014 | 06:58
 
Previsão de crescimento da economia será revista, diz Mantega
 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje (29) que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 1,8% deverá ser revista após o fraco desempenho apresentado no segundo trimestre, com recuo de 0,6% sobre o primeiro e taxa positiva de 1,4%, em 12 meses. "Com esse resultado, não será possível alcançar crescimento de 1,8%", disse.

Mantega ressaltou, porém, que ainda faltam dados para definir as novas metas. A expectativa dele é de melhora nas atividades no segundo semestre porque alguns entraves registrados no primeiro semestre "não vão se repetir", como os efeitos da seca sobre o custo da energia e a demanda reprimida no consumo interno. "Nunca tivemos um crédito tão escasso para o consumo como no primeiro semestre. O crédito estava muito apertado, porque havia uma luta para reduzir a inflação. Como a inflação foi reduzida, haverá mais crédito na economia", afirmou.


Mantega refutou a tese de que o País tenha entrado em recessão técnica por ter registrado dois trimestres seguidos com taxas negativas de crescimento. É meramente efeito estatístico", afirmou o ministro. Se for confirmado um resultado positivo no terceiro trimestre, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmou o ministro, poderá chegar à conclusão de que apenas um, ou talvez nenhum dos trimestres tenha apresentado queda porque os dados posteriores podem influenciar os anteriores.

"Não se deve falar em recessão porque recessão é uma parada prolongada, como ocorreu nos países europeus com vários meses conseguidos de PIB negativo. Aqui estamos falando de um trimestre, no máximo dois, e a economia está em movimento. Recessão é quando você tem desemprego aumentando, a renda da população caindo. Aqui temos o contrário", enfatizou o ministro.

Para Mantega, a principal causa do fraco desempenho da economia no segundo trimestre foi o baixo consumo do mercado internacional. "O cenário internacional não está ajudando a maioria dos países. Falta mercado consumidor." De acordo com Mantega, esse quadro fez caírem os preços das commodidites, prejudicando as economias na América Latina.

O ministro também apontou cálculos de impacto sobre o resultado do PIB como, por exemplo, o provocado pela política cambial do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, entre o final do ano passado e o começo deste, levando o dólar a valer US$ 2,45. Segundo ele, isso impediu que o crescimento anualizado do PIB de 0,6% a 0,7% maior. A falta de dinamismo nas exportações teria corroído mais 0,6% e a restrição ao crédito, algo entre 0,7% e 1%, acrescentou.

Quanto ao anúncio feito pela montadora General Motors (GM) de layoff na unidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, em São Paulo, o ministro disse que é uma situação "passageira", por se tratar de uma estratégia que não significa, necessariamente, que a empresa vá demitir empregados.

Fonte: Agência Brasil
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor