Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEGUNDA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2014 | 17:00
 
Recentes avaliações do FMI sobre o Brasil são contraditórias
 
As recentes avaliações do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o Brasil têm sido contraditórias, diz o ministro Guido Mantega, que assina o texto da declaração do Brasil e outros dez países para o Comitê Monetário e Financeiro do FMI (IMFC, na sigla em inglês). "Talvez o FMI precise considerar mais cuidadosamente as suas avaliações das economias nacionais antes de publicá-las", afirma o documento. O IMFC é o colegiado de 24 membros que define as diretrizes políticas do FMI.

Segundo o texto, alguns dos documentos do FMI atribuem a desaceleração do crescimento a fatores internos, minimizando os efeitos do desempenho medíocre da economia global. "Essas avaliações contrastam com outros recentes trabalhos publicados pela instituição, como um estudo apresentado no Panorama Econômico Mundial de abril, que concluiu que fatores externos foram responsáveis por 60% da desaceleração do crescimento no Brasil", diz o comunicado ao IMFC, que se reúne no sábado, durante o encontro anual do FMI e do Banco Mundial.

Mantega não veio a Washington desta vez. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, é que participará do encontro do IMFC.

Mantega afirma, no texto, que o "Brasil é um dos mercados emergentes mais sólidos devido, entre outros fatores, a mercado doméstico de consumo grande e dinâmico, sustentado por uma expansão contínua do emprego e da renda; reservas internacionais elevadas; uma relação declinante entre a dívida pública e o PIB; e fortes fluxos de investimentos estrangeiros diretos".

O documento diz que, com duas das três principais economias avançadas em recessão e a expansão mais modesta da China, países como o Brasil enfrentam ventos contrários. "No caso do Brasil, além da questão dos preços internacionais e da demanda fraca por exportações, o crescimento também foi afetado por uma grave seca", afirma Mantega. "O desemprego se estabilizou em níveis recordes de baixa e o crescimento deve se recuperar em 2015 e nos anos seguintes, à medida que o pesado investimento em energia, estradas, aeroportos e portos aumente a produtividade e reduza custos e gargalos."

Mantega afirma ainda a recuperação global continua a criar um senso de desilusão. "O FMI provavelmente contribuiu para esse sentimento, pelo que parece ser uma propensão a exagerar as perspectivas para as economias avançadas, com as projeções sendo repetidamente contrariadas pela realidade. Ao mesmo tempo, avaliações contraditórias do FMI sobre economias emergentes dentro de um curto período também acrescentam incerteza num momento em que o mundo tenta sair de umas mais graves crises da história recente e iniciar um novo ciclo de crescimento", afirma o texto. "Nós instamos o Fundo a ser mais realista em suas avaliações daqui para frente."

Fonte: Valor Econômico
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor