Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUARTA-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO DE 2014 | 13:29
 
Santo André é a 3ª maior no consumo de gás natural em SP
 
Santo André se destaca ao ocupar a terceira colocação entre todos os municípios paulistas em consumo de gás natural em 2013. É o que aponta o estudo da Secretaria de Energia do Estado intitulado Anuário Estatístico de Energéticos.

De acordo com o levantamento do ano passado, a cidade da região, com volume anual de 306 milhões de m³, só perde para a Capital (1,47 bilhão de m³) e para Cubatão (323 milhões de m³).

O volume desse insumo em Santo André, que representa quase metade (49%) do que é consumido por todo o Grande ABC, se deve em grande parte a indústrias, como as do Polo Petroquímico. De forma geral, o setor industrial é responsável por cerca de 85% do volume distribuído pela Comgás, e no caso da cidade, esse percentual chega a 95%.

Além disso, a concessionária vem investindo intensamente em ampliação da rede andreense - são hoje 283 km de tubulações instaladas -, que hoje abrange apenas 24% do potencial, calculado em 800 km, segundo estimativa da empresa. Em 2014 e no ano passado, a companhia aportou R$ 30 milhões anuais para atender mais clientes na cidade.

Silvio Del Boni, gerente regional da Comgás, assinala que isso ocorre, depois de fortes investimentos em São Bernardo, entre 2011 e 2012. Nesse caso, a cidade já conta com 75% de cobertura e hoje representa 55% do total de clientes da companhia na região. Isso embora quase metade do volume consumido no Grande ABC seja de Santo André. Del Boni cita ainda que, nesse último município, há 177 empreendimentos comerciais (incluindo três shoppings centers) que utilizam essa matriz.

O executivo cita que, o foco na cidade se deve à densidade de clientes em área metropolitana, que faz com haja boa relação de custo-benefício (ou seja, viabilidade financeira) para a companhia distribuidora de gás natural.

Essa opção energética, segundo análise do Ministério de Minas e Energia, traz inúmeras vantagens, por exemplo, para o comércio e o setor industrial, em relação a outros insumos, como menor emissão de CO2 por unidade de energia gerada (cerca de 20% a 30% menos do que o óleo e 40% a 50% menos do que o carvão). Além disso, não requer estocagem - como os botijões de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), diminuindo riscos de explosão e também contribui para diminuir a poluição dos veículos já que reduz a emissão de óxido de enxofre, de fuligem e de materiais particulados, presentes no óleo diesel.

Del Boni observa que, mesmo com a posição de destaque em consumo de gás natural, Santo André não está entre os cinco primeiros em emissão de CO2. A cidade fica na oitava colocação no Estado, com 1,2 milhão de toneladas/ano de emissões, atrás de São Bernardo, que ocupa o sétimo lugar (1,23 milhão de toneladas/ano). São Paulo (15 milhões) e Guarulhos (6 milhões) lideram o ranking, nesse quesito.

OUTRAS CIDADES - O gerente da Comgás afirma que a empresa já tem boa presença em São Bernardo e São Caetano, e, depois de Santo André, o próximo passo na região será investir na ampliação em Mauá, onde o gás encanado da empresa para uso residencial ainda não chegou.

Fonte: Diário do Grande ABC
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor