Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
TERÇA-FEIRA, 09 DE DEZEMBRO DE 2014 | 09:52
 
O motor do agronegócio continuará aquecido, diz Ricardo Amorim
 
Ao associar a expansão do agronegócio a fatores sustentáveis, o economista Ricardo Amorim prevê que o setor seguirá impulsionando o país nos próximos anos. Apresentador do Manhattan Connection, da Globonews, e presidente da Ricam Consultoria, o especialista avaliou o atual cenário e as perspectivas durante o 4º Seminário de Tendências Econômicas, promovido pelo Sicredi, em Porto Alegre.

Mais crescimento

O fortalecimento do agronegócio é baseado em fatores sustentáveis. O primeiro é o aumento do consumo mundial de alimentos, especialmente da China e, ainda, da Índia. Os dois países têm gente saindo do campo, ganhando mais e, portanto, consumindo mais e plantando menos. Logo, esses alimentos virão de outro lugar. O Brasil está se beneficiando de um ganho de produtividade em várias culturas, expansão de áreas plantadas, e tem clima, terra e água invejáveis. Então, é possível vislumbrar que o agronegócio seguirá como um dos principais motores do crescimento do país.

Preços em queda

A desvalorização das commodities reduzirá a renda do agricultor e, com isso, a capacidade de investimentos. O primeiro impacto será a diminuição da própria produção. Embora houve queda de preço das principais commodities nos últimos meses, a taxa de câmbio subiu. Um movimento acabou compensando o outro.

Força industrial

A indústria relacionada com o setor vai bem melhor do que a indústria em geral no Brasil. Hoje, o nível de produção industrial é mais baixo do que há seis anos. A indústria do agronegócio vai melhor porque há um crescimento mais acelerado do setor e, também, pelo acesso facilitado a crédito para compra de máquinas e implementos agrícolas. A maior capitalização do produtor possibilitou as vendas desse segmento em um ritmo muito maior do que no passado. A indústria diretamente ligada ao agronegócio, seja de alimentos ou de máquinas, vai continuar a ter um desempenho melhor do que o resto da indústria brasileira.

Pactos comerciais

A Índia é hoje o maior consumidor mundial de açúcar, e o Brasil, o maior exportador. Com o tempo, creio que o consumo da Índia crescerá em outras culturas. O grande problema no Brasil é ter feito todos os acordos comerciais nos últimos anos a partir do Mercosul, em que nem sempre os interesses são iguais. A segunda dificuldade é o protecionismo de mercados, como o europeu. O Brasil deveria fazer acordos bilaterais, uma coisa que não vem acontecendo na política externa.

China quer carne

A recente autorização para o Brasil exportar carne para a China cria um potencial brutal, pois os números chineses são sempre muito grandes. Mas uma questão negativa foi a retração do mercado europeu, por conta da recessão econômica, e uma expansão do chinês. É muito bom pelo volume que o Brasil vende, porém, é ruim do ponto de vista das margens. Os europeus, no geral, preferem produtos com valor agregado mais alto, resultando em margens maiores para o nosso produtor.

Infraestrutura

A curto prazo, pouco irá mudar. Com os problemas envolvendo a Operação Lava-Jato provavelmente teremos impacto negativo nos investimentos em 2015. Boa parte das empreiteiras estará em condição mais difícil. A médio prazo, se mudar a lei e acelerar o ritmo de aprovação dos processos, conseguiremos atrair mais investimentos. Há interesse, fontes de financiamentos e projetos, mas eles demoram muito para se tornar realidade.

Novo governo

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO, cotada para assumir o Ministério da Agricultura) é intimamente ligada ao agronegócio. Conhece os problemas e as soluções. Mas a principal questão é a capacidade de execução, devido à formação díspar do governo. A Kátia e o Joaquim Levy (futuro ministro da Fazenda) têm linhas muito diferentes, por exemplo, de um Nelson Barbosa (Planejamento). Mesmo com possíveis conflitos, a escolha reconhece a importância do setor ao aparelhar a pasta com alguém de peso e força.

Fonte: Zero Hora
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor