Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUINTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2015 | 07:59
 
Copom aumenta taxa de juros em meio ponto para 14,25%
 


O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou hoje um aumento de meio ponto percentual, de 13,75% para 14,25%, na taxa básica de juros da economia, a Selic.

A decisão foi por unanimidade e sem viés. Segundo o comunicado, "o Comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016".

É o sétimo aumento seguido da Selic, o sexto de meio ponto. A última vez que a taxa chegou a este patamar foi em outubro de 2006 – mas na época, a trajetória era de queda (veja o histórico).

A decisão veio dentro do esperado pela maior parte dos economistas e instituições financeiras, de acordo com o último Boletim Focus e outros relatórios.

A expectativa de uma alta menor, de 0,25 ponto, cedeu após as declarações do diretor de Política Econômica do BC, Luiz Awazu Pereira da Silva, na última sexta-feira.

Ele disse que "o progresso até agora no combate à inflação precisa ser equilibrado diante de riscos mais recentes que ameaçam nosso objetivo central”.

Recentemente, o governo reduziu a meta de superávit primário em 2015 para 0,15% e teve sua nota da dívida colocada em perspectiva negativa pela Standard & Poor's.

Houve forte queda da bolsa e alta do dólar, tendência que se reverteu parcialmente hoje.

O mercado acredita que a alta dos juros de hoje foi a última do ano. A ata será divulgada na próxima quinta-feira, 06 de agosto, e o próximo encontro está marcado para os dias 01 e 02 de setembro.

Cenário
A inflação do mês de julho será divulgada no próximo dia 07. Os últimos números do IPCA-15 mostram o acumulado de 12 meses em 9,25%, o mais alto desde 2003.

Como a inflação de 2015 já estourou de longe o teto da meta definida pelo governo, o esforço do Banco Central neste momento é garantir uma convergência para o centro da meta no ano que vem.

A expectativa é que em 2016, o IPCA sofra sua maior queda em 20 anos. A última previsão do Focus é de inflação de 9,23% em 2015 e de 5,40% no ano que vem.

Quando o Copom aumenta os juros, encarece o crédito e estimula a poupança, o que faz com que a demanda seja contida e faça menos pressão sobre a atividade e os preços. Cortar os juros causa o efeito contrário.

O Brasil é campeão mundial de juros reais entre 40 países, segundo ranking do MoneYou com a Infinity Asset Management.

fonte: Exame.com, escrita por João Pedro Caleiro
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor