Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEXTA-FEIRA, 08 DE NOVEMBRO DE 2019 | 08:41
 
Reaquecimento da economia começa a 'sofisticar' o consumo
 
Alguns indicadores macroeconômicos sinalizam que o pior da crise está, definitivamente, ficando para trás. Um termômetro deste fenômeno é que o consumidor brasileiro conseguiu retomar a compra de categorias de produtos além do básico, um ciclo que tinha sido interrompido pelo aumento do desemprego, recessão e queda na renda. O movimento é resultado do aumento do número de pessoas que busca na informalidade uma alternativa de renda, seja como fonte principal de rendimento ou como complementação.

A conclusão é do estudo da Nielsen 360º Consumer View, realizado entre os meses de outubro de 2018 e setembro de 2019, concluído na quarta-feira. “Lares com renda informal retomaram a compra de mimos graças à alternativa de renda. Antes o consumidor vivia apenas reduzindo despesas e enxugando o orçamento. Está havendo uma mudança de comportamento", afirmou o especialista da Nielsen, Ricardo Alvarenga.

O 360° Consumer View mostrou que quatro em cada 10 brasileiros estão na informalidade, seja exclusivamente ou como complementação de renda. Neste ano, são 16 milhões de lares com presença de informalidade, sendo 7 milhões de lares em que as pessoas estão desempregadas e vivem na informalidade. E outros 9 milhões de lares que têm um trabalho formal, mas contam com o informal para complementar a renda, buscando alternativas por meio de aplicativos e prestação de serviços.

O estudo tem como principal base a pesquisa realizada junto ao Painel de Lares da Nielsen, que conta com 53,4 milhões, pelo qual auditores visitam os domicílios periodicamente para acompanhamento das compras e tendências de consumo nesses domicílios.

O dinheiro extra usado em grande parte para o pagamento de dívidas, agora também ajuda o brasileiro a retomar o consumo de produtos que vão além do básico, com destaque para artigos da categoria de higiene e beleza, além de produtos em que o consumidor consegue enxergar algum valor agregado claro. “O cenário ainda não é de retomada total do consumo, mas há uma diminuição das restrições de gasto e uma redução do aperto que verificamos nos últimos anos", afirmou Alvarenga.

Com a complementação de renda em alta, os brasileiros elegeram três suas maiores preocupações: a economia, a saúde e o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

“O consumidor se sente sobrecarregado porque aumentou as horas trabalhadas para ter mais renda, mas isso o deixou mais preocupado com a saúde e com a falta de dinheiro", disse. Não por acaso, houve um crescimento com gastos primários (como dívida de cartão de crédito, prestações, impostos e transportes), totalizando 58,9% ao mesmo tempo em que caiu com aluguel, FMCG (bens de consumo em movimento rápido, como alimentos embalados e bebidas) e educação.

Para sobreviver nesse ambiente mais complexo e volátil e, ao mesmo tempo, com mais oportunidades do que nos anos anteriores, conhecer bem o consumidor é fundamental para ampliar o mercado. O principal ensinamento deste ano é: produtos e marcas que encontraram demanda reprimida, ouvindo o consumidor colheram melhores resultados. “A indústria precisa mostrar para o consumidor os diferenciais de seu produto, deixando claro seus benefícios. Adaptar-se ao cenário mais desafiador e inovar. Esse é o recado”, afirmou Alvarenga.

Muito além do básico
Os principais resultados do estudo da Nielsen

» Estudo da Nielsen 360° Consumer View mostra que 54% dos lares brasileiros vivem de renda de emprego e não renda informal

» Em 2019, 16 milhões de lares têm a presença de trabalhadores informais, segundo o levantamento

» No Brasil, 7 milhões de domicílios são totalmente informais e outros 9 milhões dependem de renda extra

» Renda extra é direcionada para quitar dívidas, mas também para além de despesas primárias, como higiene e beleza, vestuário, entre outros

» Estudo também aponta que houve um crescimento com gastos primários (como dívida de cartão de crédito, prestações, impostos e transportes), totalizando 58,9%

» Indústria precisa inovar e se adaptar: produtos e marcas que trouxeram benefício real e claro ao consumidor tiveram desempenho melhor do que outros concorrentes

fonte: Estado de Minas, com informações da Nilesen
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor