Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUARTA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2019 | 08:32
 
Economia deve acelerar em 2020
 
Em 2020, o Brasil deve finalmente entrar em ritmo de crescimento mais acelerado, suficiente para que o desemprego baixe de forma perceptível. A expectativa é de Marcelo Kfoury, professor na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e ex-chefe do Departamento de Pesquisa Econômica do Banco Central.

O pesquisador lembra que sua categoria, os economistas, vêm errando a previsão de crescimento: em 2017, 2018 e 2019, houve projeções de que o PIB avançaria em ritmo próximo de 2,5%, mas o resultado ficou pela metade, perto de 1,3% (o resultado deste ano não está fechado, mas deve ficar novamente próximo disso), insuficiente para que a maioria dos brasileiros sinta melhora no dia a dia. Kfoury brinca com esses erros repetidos ("relógio parado também indica a hora certa duas vezes por dia") e vê alguns sinais de que a expansão da economia em 2020 vai, afinal, aproximar-se dos 2,5%. Isso ocorrerá, na visão do economista, "apesar do presidente Jair Bolsonaro", e não por causa dele.

Entre os sinais positivos estão a maior demanda das famílias por crédito (com um nível ainda baixo de comprometimento de renda com dívidas); o início de reação do setor imobiliário em São Paulo; o aumento do nível de confiança do empresariado; o maior apetite de pequenos investidores por risco. O governo federal ajuda ao criar um horizonte de juros baixos e ajuste progressivo das contas públicas. "Poderemos ver esse novo patamar de crescimento se continuarmos com a política monetária mais frouxa e a política fiscal mais apertada", afirmou Kfoury durante o seminário "Primeiro ano do governo Bolsonaro", na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, nesta segunda-feira (9/12).

Para o economista, o governo federal demonstrou comprometimento com a disciplina fiscal ao continuar insistindo no tema, mesmo após a reforma da Previdência, quando escolheu rever o pacto federativo e os fundos constitucionais, além de instituir o regime de emergência fiscal. Mas ele destaca que o presidente da República não se engajou pessoalmente por essas mudanças e que a retomada da economia, se ocorrer, será puxada pelo setor privado. Daí sua análise de que o crescimento virá "apesar" de Bolsonaro.

Kfoury diz não haver ainda sinais de melhora em indicadores fundamentais para a saúde da economia no longo prazo -- a produtividade e o investimento produtivo. Mas acredita que apenas a capacidade ociosa nas empresas, deixada pela crise severa dos últimos anos, bastará para garantir o crescimento por alguns anos.

No mesmo seminário, o governo federal foi criticado por diferentes aspectos. George Avelino Filho, cientista político, destacou o fato de o presidente da República não se engajar realmente com a condução do governo no dia a dia (o que exigiria debate com o Congresso e os partidos -- uma integração ao "sistema" que Bolsonaro parece querer evitar); Fernando Limongi, também cientista político, classificou como "irresponsabilidade política" a falta de empenho do presidente na aprovação de suas medidas provisórias no Legislativo; e o professor de Relações Internacionais Oliver Stuenkel alertou para a deterioração das relações com a Argentina, que pode se encaixar melhor no papel de "bicho papão" de um governo que gosta de buscar antagonistas externos.

fonte: Época Negócios
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor