Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUARTA-FEIRA, 03 DE AGOSTO DE 2011 | 16:59
 
Usinas da região se mobilizam contra incêndios criminosos
 
Representantes das áreas agrícola e ambiental das usinas associadas à Biocana - Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia e outras empresas localizadas no noroeste de São Paulo estão organizando uma ação conjunta de prevenção a incêndios criminosos nos canaviais da região.

A ideia é que as usinas compartilhem as estruturas de combate ao fogo (como caminhões-pipa, rádios de comunicação, helicópteros e outros equipamentos) e o efetivo de brigadistas. O trabalho tem o objetivo de identificar possíveis focos de queimadas criminosas bem como os responsáveis por atear fogo indiscriminadamente.

Estão sendo realizadas várias reuniões estratégicas com as equipes técnicas para que o plano da força-tarefa seja colocado em prática o mais breve possível. "O setor sucroenergético sempre foi muito unido nas questões que visam garantir a preservação do meio ambiente. Com esta ação mútua, esperamos que os números de focos de incêndio criminosos nesta época de estiagem diminuam e, com eles, os prejuízos nas lavouras que são queimadas antes do período de maturação sejam minimizados" , comenta a presidente da Biocana , Leila Alencar Monteiro de Souza.

O plano de combate a incêndios criminosos também tem o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental, que já está orientando as equipes das brigadas mantidas pelas usinas a realizar aceiros e estabelecer pontos de monitoramento em áreas estratégicas. "Vemos muita boa-vontade do setor sucroenergético em resolver a questão das queimadas e sempre vamos estar ao lado dos empresários, oferecendo orientação para agirmos preventivamente", afirmou o comandante da Polícia Ambiental da região de São José do Rio Preto, Capitão Olivaldi Azevedo.

No ano passado, uma ação conjunta realizada pela Biocana, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Ministério Público conseguiu coibir a ação de criminosos. Uma grande operação que contou até com a ajuda de helicópteros conseguiu identificar e prender em flagrante 4 pessoas que estavam ateando fogo em áreas rurais da região.

Autorização para realizar queimadas - A queima da palha como método de colheita manual da cana-de-açúcar é autorizada pela Secretaria de Meio-Ambiente do Estado de São Paulo. A prática deve ocorrer em dia e horários predeterminados, sob condições climáticas apropriadas e monitoradas pela Cetesb, que leva em consideração os índices de umidade relativa do ar. Atualmente, em grande parte do estado, o sistema é permitido apenas durante a noite, se a umidade do ar estiver acima de 20%.

Protocolo Agroambiental - As usinas associadas à Biocana são signatárias do Protocolo Agroambiental firmado junto ao governo paulista em 2007. Pelo documento, o setor se compromete a antecipar os prazos para a mecanização da colheita para 2014 nas áreas mecanizáveis e 20017 nas lavouras de terreno mais acidentados. Com a mecanização, a queima da palha deixa de existir. Só na última safra, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, 55% das áreas ocupadas com a cana-de-açúcar em São Paulo já foram colhidas com a ajuda de máquinas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Socual Biocana
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor