Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEXTA-FEIRA, 05 DE AGOSTO DE 2011 | 15:04
 
Geadas atingem lavouras de cana de açúcar e podem prejudicar safra
 
A ocorrência de geadas na madrugada de hoje em lavouras de cana-de-açúcar em São Paulo, maior produtor do País, aumentará as perdas do ciclo atual, já prejudicado pela estiagem de 2010, e pode prejudicar a próxima safra da cultura, de acordo com avaliação do setor. As regiões mais atingidas foram as do sudoeste e oeste paulista, cujas plantações já haviam sido afetadas pelas geadas do final de junho. No norte do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul as geadas foram mais fracas.

De acordo com o presidente da União dos Produtores de Bioenergia (Udop), Celso Torquato Junqueira Franco, todas as 70 companhias associadas à entidade, grande parte nas regiões atingidas pelas geadas, sofreram algum impacto com o fenômeno climático em junho e o de agora. "Haverá um impacto econômico, pois muitas usinas terão de mudar o cronograma de colheita e haverá um impacto na produção", disse Franco.

Ainda de acordo com o presidente da UDOP, as ondas de frio intensas que vêm sendo registradas desde junho causaram, além das geadas, o florescimento de canaviais, o que suspende o desenvolvimento da planta e reduz a produtividade. "A soma desses fatores certamente atingirá a produção, o que já vem sendo observado no acompanhamento da safra, que poderá ter seu fim antecipado, já que muita cana será colhida antes dos 12 meses previstos", completou.

Em Sandovalina (SP), a unidade da Umoe Bioenergy registrou geada em várias das áreas que haviam sido atingidas em junho. A cana-de-açúcar, recém-colhida, tinha rebrotado e foi novamente prejudicada. "Talvez a usina seja a que mais tenha sofrido", disse Junqueira Franco. Houve também relatos de novas geadas em áreas da usina Cocal, em Paraguaçu Paulista (SP). No sudoeste de São Paulo, onde ficam as unidades, a temperatura beirou o zero grau Celsius na madrugada de hoje, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).

Para amanhã, a previsão é de novas geadas, embora restritas, no sul de São Paulo, onde a produção de cana é menor. No Estado de Mato Grosso do Sul a temperatura chegou a 0,2 grau Celsius em Rio Brilhante, onde se localiza a usina Eldorado, do Grupo ETH. De acordo com Jorge Donzelli, diretor de Tecnologia Agrícola da empresa, as geadas nas lavouras da região foram fracas e não devem prejudicar, portanto, as lavouras. "No entanto, ainda faremos uma avaliação sobre os impactos", disse.

De acordo com o engenheiro agrônomo e consultor Luiz Carlos Corrêa Carvalho, sócio da consultoria Canaplan, uma avaliação final sobre os impactos das geadas na lavoura só deve sair em duas semanas, quando será possível avaliar a ação do frio nos toletes de cana. Nas regiões atingidas pelas geadas de junho a produtividade da cana colhida posteriormente registrou uma queda de até 20%.

Fonte: Agência Estado
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor