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QUARTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2012 | 15:53
 
Projeto Sul Competitivo irá recuperar infraestrutura de logística da região
 
As Federações de Indústria dos três estados do Sul (FIESC, FIERGS e FIEP) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançaram nesta terça-feira (28) o Projeto Sul Competitivo, em Brasília. O estudo aponta que são necessários R$ 70 bilhões para investir em 177 projetos que podem destravar os nós logísticos e aumentar a competitividade dos três estados. De acordo com o estudo, a região Sul do país, responsável por 17% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, possui gargalos em infraestrutura que podem, dentro de alguns anos, travar o escoamento da produção para o mercado interno e para exportação.
Para acelerar a recuperação da infraestrutura de logística, a proposta é que 51 destes 177 projetos sejam priorizados por gerarem maior competitividade para a região. Juntos, demandariam R$ 15,2 bilhões em investimentos. Esses projetos, previstos para recuperarem oitos eixos, evitariam gastos anuais de R$ 3,4 bilhões. "O aumento da participação da iniciativa privada na economia é essencial para ajudar a região Sul a superar as deficiências em sua infraestrutura. Precisamos desses investimentos nos três estados, pois, certamente, vão dar mais competitividade a uma região tão importante para a economia brasileira", afirma Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.

Dos oito eixos de integração de transportes, cinco são eixos rodoviários já existentes. Os outros três são novos eixos que devem ser desenvolvidos, sendo dois ferroviários e um rodoviário. "Com a seleção dos 51 projetos contidos nos oito eixos prioritários do Sul Competitivo, com possibilidade de execução em curto/médio prazo, já é possível se alcançar mais de 80% da economia potencial consolidada, investindo-se um quinto do que seria necessário para o desenvolvimento de todos os projetos e com um retorno econômico de menos de cinco anos", avalia Olivier Girard, diretor da Macrologística, consultoria contratada para fazer o diagnóstico.

Também foram avaliadas as condições da infraestrutura de transporte da Argentina, do Chile, do Uruguai e do Paraguai para compreensão de como funciona a logística de escoamento dos três estados para os países vizinhos e para o mapeamento das oportunidades potenciais de maior movimentação de cargas.

"Um dos aspectos mais importantes do Sul Competitivo é o fortalecimento da união da indústria dos três estados, em busca de uma consistente base técnica para definir quais obras devem ser priorizadas na região. Daqui para frente buscaremos o engajamento dos parlamentares, governos estaduais, agentes financiadores e de toda a sociedade para que, como propõe o estudo, seja considerada a lógica econômica na hora de definir que obra fazer primeiro", diz Glauco José Côrte, presidente da FIESC.
Confira os oito eixos de integração de transporte prioritários:

Eixos já existentes:
1 - Eixo de Integração Atual da Rodovia SP - Porto Alegre via BR-116
2 - Eixo de Integração Atual Rodoviário SP - Caxias do Sul via BR-101
3 - Eixo de Integração Atual Rodoviário Passo Fundo - Imbituba via BR-285
4 - Eixo de Integração Atual Rodoviário São Miguel do Oeste - São Francisco do Sul via BR 280/282
5 - Eixo de Integração Internacional Atual Rodoviário São Paulo - Buenos Aires via São Borja, BR-285 e BR-153
Novos eixos:
6 - Novo Eixo de Integração da Ferrovia Norte-Sul - Trecho Sul
7 - Novo Eixo de Integração Ferroviário Guairá - São Francisco do Sul - Paranaguá via Anel ferroviário no litoral e serra
8 - Novo Eixo de Integração Rodoviário da Boiadeira Porto Camargo - Paranaguá via Campo Mourão e BR-487

Fonte: Globo
 
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