Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUARTA-FEIRA, 05 DE SETEMBRO DE 2012 | 15:40
 
Gel pode ser salvação de eucalipto
 
Mudanças de temperatura do clima prejudicam o plantio de árvores. Contudo, uma nova técnica de plantio de mudas de eucalipto com gel vem dando resultados positivos.

Samantha Sousa Garcia, 28, formada em Agronomia pela UFMT, Mestre em Recursos Hídricos pela mesma instituição e professora na Universidade de Cuiabá (Unic), explica que o resultado obtido no plantio de eucalipto com gel - com base em pesquisas realizadas - é uma economia ecologicamente correta.

Isso porque o gel é um polímero com alta capacidade de retenção de água, podendo reter centenas de vezes seu próprio peso e sendo disponibilizado conforme a necessidade das plantas.

VANTAGENS
Outro grande atributo do gel é que ele é biodegradável e não compromete o meio ambiente por ter pH neutro. Isso evita a contaminação do solo e, principalmente dos lençóis freáticos.

O gel também é capaz de reter no seu interior, além da água, soluções ricas em nutrientes e ser um excelente isolante térmico, pois as altas temperaturas do solo também comprometem o metabolismo das plantas.
O resultado é o rápido estabelecimento da cultura e redução de custos com replantio e irrigação. A ideia do uso do gel começou a ser desenvolvida em 2002 por um grupo de engenheiros agrônomos e florestais que tinha a intenção de elevar suas florestas, porque os custos de matéria-prima são considerados um dos mais baixos do mundo.

Este tipo de técnica traz benefícios para o solo: reduz perdas de água e o número de irrigações em até 50% melhora aeração; reduz compactação e melhora a estrutura física; aumenta a CTC (Capacidade de Troca Catiônica); auxilia na redução da variação brusca de temperatura; reduz lixiviação e evaporação da solução.
Garcia explica que, por princípio, deve-se levar em consideração a textura e composição dos solos para a recomendação de doses considerando que solos mais arenosos, com menor retenção de água, merecem doses mais elevadas que os solos argilosos.

"As quantidades devem ser corrigidas de acordo com o ponto de saturação máxima de água no solo. A técnica pode ser empregada em qualquer tipo de solo, mas os resultados em terrenos arenosos aparecem mais principalmente nos período mais secos, como agora, ou em regiões com problemas com o abastecimento de água", esclarece.

Para ela, com o aquecimento global áreas afetadas pelas secas irão aumentar.

Com o gel, a muda de eucalipto fica úmida por quinze dias sem ser molhada até mesmo no período mais crítico da seca.

Para a planta o benefício é que há redução do stress hídrico. Isso possibilita maior aproveitamento dos fertilizantes, maior enraizamento; redução da mortalidade das plantas e mudas transplantadas e; contribui para o aumento da produtividade. Em Mato Grosso há registro de interesse pela técnica e utilização da mesma, inclusive com empresas especializadas para tal procedimento. A vida útil do gel no solo é de aproximadamente 2,5 anos. O gel contém em sua composição Polímero composto por silício, magnésio, aminoácidos e dióxido de carbono. Produto não tóxico.

A poluição do ar, por causa de alguns produtos tóxicos nos últimos anos fez com que pessoas tivessem ideias inovadoras . O uso do Produto em Gel é uns dos salvadores, pois seu uso não traz risco para o meio ambiente. Pelo contrário só há benefícios. Diminui o uso exagerado de água no plantio de árvores de eucalipto e que é econômico para o agricultor. A tendência é que esta ideia se espalhe para o Brasil afora. O gel pode ser usado não apenas em mudas de eucaliptos, mas também em árvores como: Seringueira, Guanandi, Pinus, Citros e Café.

Fonte: Painel Floresta/Folha
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor