Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUINTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO DE 2012 | 10:21
 
Ex-ministro da Fazenda está otimista em relação aos investimentos em infraestrutura anunciados pelo governo
 
O programa de investimentos em infraestrutura, recentemente anunciado pelo governo federal, deve contribuir para o aumento da produtividade e competitividade da economia brasileira, ampliando seu potencial de crescimento, se for adequandamente conduzido. A avaliação resumida sobre as medidas é do economista e ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, um dos palestrantes do III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura - Tecnologia e Inovação, que acontecerá no próximo dia 30 de outubro, na Fecomércio, em São Paulo, uma realização da Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção.

Para o ex-ministro, a deterioração da infraestrutura brasileira é uma das principais razões para a perda de competitividade da indústria brasileira e da redução do dinamismo da economia. "O Brasil precisa investir anualmente em torno de 5% do PIB para manter e melhorar a qualidade da infraestrutura, particularmente a de transportes. O setor público investe pouco mais de 2% do PIB, e mal. Daí a importância de atrair capitais e gestão privados para o setor", observa. Para ele, as recentes medidas "quebram um padrão preconceituoso contra a privatização da infraestrutura, característico do PT, e abrem caminho para reduzir os gargalos que inibem o bom funcionamento da logística".

Além de ampliar os investimentos para melhorar a estrutura geral do País, Mailson também entende ser fundamental atacar o problema tributário e dar prioridade a educação fundamental. "O problema é que isso é fácil falar e difícil de fazer", comenta. A seu ver, a principal reforma necessária para alavancar o crescimento, a tributária, dificilmente sairá neste governo, pois requer mobilização de governadores e lideranças políticas. "Tal liderança não está disponível neste momento", salienta Mailson, acrescentando que, o que pode continuar saindo são remendos.

Em relação ao preparo e educação das pessoas, o ex-ministro entende que a nação necessita de uma "revolução na educação". "A resistência das corporações é muito forte e o Brasil ainda não se livrou da ideia de que o melhor é investir em educação superior. Embora isso seja importante, as experiências bem sucedidas mostram que um ensino fundamental e médio de qualidade é a chave para melhorar a qualidade da educação. Aqui, temos uma prioridade invertida", completa.

Apesar dessa situação, Mailson destaca que hoje o Brasil tem uma posição privilegiada no mundo, que pode ajudar no equacionamento de todos esses pontos. Em relação aos efeitos das crises internacionais, o palestrante do III Fórum Sobratema entende que hoje o País é menos vulnerável a crises do que no passado. "Dispomos de um sistema financeiro sólido, estabilidade macroeconômica e um robusto colchão de reservas internacionais, que superam a dívida externa. Somos credores do resto do mundo, uma situação inédita", finaliza o ex-ministro.

O III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura - Tecnologia e Inovação, contará com mais sete palestras e é direcionado a todos os profissionais da cadeia produtiva da construção e das áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial www.sobratemaforum.com.br. As vagas são limitadas.
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor