Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Notícias
 
 
QUARTA-FEIRA, 17 DE NOVEMBRO DE 2021 | 11:13
 
Como funciona a economia circular da cana-de-açúcar
 
A cana-de-açúcar é uma das principais culturas do agronegócio brasileiro. Na safra 2020/21, que durou de abril de 2020 a março de 2021, o Brasil colheu mais de 654,8 milhões de toneladas da planta, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

De origem asiática, a cana chegou ao país no século XVI trazida pelos portugueses e o seu cultivo era, inicialmente, voltado exclusivamente para a produção de açúcar. No início do século XX, começaram as primeiras experiências em relação ao etanol como combustível. De lá para cá, de matéria-prima para a produção do adoçante, a cana passou a ter um aproveitamento recorde no setor sucroenergético, de praticamente 100%. Apenas algumas partículas residuais e impurezas do campo, como a terra, ficam de fora do processo.

Hoje, a cana-de-açúcar é a protagonista de diversos produtos essenciais no dia a dia da população, contribuindo inclusive para a mitigação dos gases de efeito estufa (GEE) por adicionar um combustível renovável e de menor emissão de poluentes à matriz energética.

Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), cerca de 515 milhões de toneladas de gases de efeito estufa deixaram de ser despejadas na atmosfera desde o início dos carros flex no Brasil em 2003 até 2020, por conta do etanol. O biocombustível é capaz de reduzir as emissões em até 90% quando comparado com a gasolina, além de zerar a dispersão de poluentes nocivos à saúde.

Assim, o valor da cana está além de seus produtos. Toda a cadeia de produção é um grande exemplo de economia circular, pois é uma cultura que já tem em sua essência o reaproveitamento e diversas aplicações.

Na Tereos, segunda maior produtora de açúcar do Brasil e do mundo, por exemplo, com sete unidades industriais na região noroeste de São Paulo, a cana-de-açúcar é matéria-prima para três produtos: açúcar, etanol e energia; além de gerar outros sete coprodutos: água, bagaço, biogás, levedura seca, palha da cana, torta de filtro e vinhaça, que são aproveitados na produção e até mesmo comercializados.

Conheça a jornada da cana, do cultivo aos seus derivados:

Do campo à indústria

O ponto de partida da cana-de-açúcar é no canavial. Na lavoura, é plantada, cultivada e colhida. Ali, ela já começa seu ciclo virtuoso e de reaproveitamento, pois a partir de seu próprio caule, conhecido como soqueira, forma-se uma nova planta.

Do plantio ao primeiro corte são 18 meses. Graças à capacidade da rebrota, pode ser colhida em média por quatro vezes, com cortes ocorrendo a cada 12 meses - um a cada safra.

Durante a colheita, é gerado um resíduo: as folhas da cana, ou palha, que também vão para a usina junto com a planta.

Após a colheita, a cana segue para a indústria, onde será processada para a produção de seus principais produtos: açúcar, etanol e energia. Antes disso, passa por algumas etapas, como a pesagem e a análise da qualidade em laboratório.

Na sequência, ocorre a separação da palha e o preparo da cana para deixá-la em condições perfeitas para a extração do caldo, na moenda ou nos difusores. Neste processo, sobra o bagaço que segue para a caldeira junto à palha, que foi recuperada na colheita e separada na recepção.

Produtos

Na caldeira, é obtido o primeiro produto da transformação da cana, a energia. Com a queima do bagaço e da palha são geradas duas formas de energia: a térmica - para suprir a demanda de vapor no processo - e a elétrica - utilizada na unidade industrial ou comercializada para as concessionárias de energia.

Já o caldo que foi extraído da cana pode seguir para dois processos: produção de etanol e/ou de açúcar, conforme a decisão de cada usina.

O processo produtivo do etanol começa com a fermentação, em que a levedura, um fungo, é incorporada ao caldo e transforma os açúcares em etanol e forma o vinho, como é conhecido o caldo da cana fermentado. O passo seguinte é a destilação, em que é obtido o etanol hidratado, utilizado diretamente em nossos veículos, e o etanol anidro, que no Brasil é misturado à gasolina. Após armazenagem nos tanques da usina, o combustível segue para as distribuidoras. Estas são responsáveis por comercializar para os postos de combustível e serem usados diretamente nas bombas, no caso do hidratado, ou para a aplicação de 27% na gasolina, no caso do anidro, um processo que contribui para mitigar os a emissão GEE na queima do combustível fóssil.

Para produzir açúcar, o caldo é enviado para a etapa de cozimento, onde os cristais de açúcar são formados. Em um passo anterior, o caldo é tratado para a separação de compostos da cana que não são aproveitados nesta fase. Em seguida, ocorre a evaporação da água, que representa cerca de 70% da cana - reaproveitada na operação. Com isso, se formam os cristais de açúcar.

Do processo, o excedente é a torta de filtro, composta pelo resíduo do caldo não aproveitado para o açúcar, mas que segue para o campo na forma de insumo agrícola.

Coprodutos

A levedura, excedente da produção de etanol, é processada para a obtenção da levedura seca. Atualmente, este resíduo transformado é vendido como matéria-prima para ração animal, por ser é rico em aminoácidos, vitaminas do complexo B e proteínas.

A vinhaça, obtida na destilação do vinho, tem dupla destinação. O primeiro uso é em um biodigestor para a geração do metano, também conhecido como biogás, que pode ser utilizado, como o gás natural comum, no abastecimento de motores à combustão ou na geração de energia elétrica.

Após a geração de metano, a vinhaça continua produtiva e funciona como um fertilizante na lavoura, sendo rica em potássio e matéria orgânica. Assim como a vinhaça, a torta de filtro auxilia a nutrição das plantas no canavial, em função da sua alta umidade e concentração de nutrientes, a exemplo do fósforo.

Reconhecimento sustentável

Em 2020, a produção de etanol ganhou um novo reconhecimento no mercado. Com o programa RenovaBio, principal ação da Política Nacional de Biocombustíveis, o Brasil definiu metas de descarbonização baseadas no aumento do uso dos biocombustíveis, que envolvem a compra de CBIOs (créditos de descarbonização) por parte das distribuidoras de combustíveis. As produtoras de etanol são certificadas e podem vender seus CBIOs na bolsa de valores brasileira.

Cada CBIO é equivalente a uma tonelada de CO2 evitada. Quanto menor a pegada de carbono para produção do etanol, mais CBIOs podem ser comercializados pela usina.

Com isso, as empresas estudam diversas ações para diminuir ainda mais a pegada de carbono na produção do etanol, como transformar a vinhaça em biogás para ser usada como combustível nos caminhões e diminuir o uso de fertilizantes a base de petróleo.

Curiosidades

• Da colheita da cana na lavoura ao açúcar refinado pronto são gastas aproximadamente 20 horas. Já o etanol é produzido, em média, em 20-30 horas, quando considerado do corte à finalização.

• A Tereos produz mais de dez tipos diferentes de açúcar, como refinado, cristal, natural demerara, cristal orgânico e refinado granulado.

• Entre eles existem os açúcares voltados para uso industrial, como o VHP, sigla em inglês de Very High Polarization. É o açúcar bruto, pouco processado e fortemente exportado para virar refinado em outros país. Também é utilizado na indústria de construção para dar liga no concreto.

• Já o açúcar invertido é bastante empregado em indústrias alimentícias, onde a sua coloração não interfere na qualidade do produto final, como panificação, geleias, sorvetes, laticínios, frutas cristalizadas, bebidas carbonatadas, sucos, recheios, licores, biscoitos, balas, caramelos, etc.

* com informações da assessoria de imprensa

Fonte: Agrolik.com.br
 
Mais recentes
 
TERÇA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2022 | 09:10
 
Dólar cai abaixo de R$ 5,10 com mercado à espera de deflação nos EUA
 
A expectativa de desaceleração da inflação nos Estados Unidos contribuiu nesta segunda-feira (12) para mais um dia de ganhos do real sobre o dólar. Isso também favoreceu ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira. Analistas esperam que o índice de preços ao consumidor americano, que será divulgado nesta terça (13), mostre deflação em agosto, na comparação com julho.
TERÇA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2022 | 09:12
 
Exportação de milho do Brasil dispara no início de setembro, aponta governo
 
A exportação de milho do Brasil até a segunda semana de setembro teve média diária de 370,2 mil toneladas, ante 135,7 mil toneladas ao dia no mesmo mês completo de 2021, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira, 13.
TERÇA-FEIRA, 16 DE AGOSTO DE 2022 | 10:18
 
Safra de milho vem recorde, mas sem muito espaço para quedas nos preços
 
O Brasil está prestes a colher uma safra recorde de milho. O ritmo do consumo interno e o das exportações nos anos recentes, porém, não dão margens a sobras. As demandas interna e externa vão manter os preços do cereal ajustados.
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor