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				| LUNES, ABRIL, 14, 2014 | 09:51 |  |  |  | Cuidado com trabalhador otimiza construção |  |  |  | A busca por otimizar os canteiros de obras vem sendo discutido entre todas as empresas de construção. 
 Grandes, médias e pequenas se armam de estratégias que visem diminuir os custos do empreendimento e acelerar o tempo demandado para obra.
 
 Entre analistas e empresários, a aposta para atingir essas metas está na capacitação e motivação dos trabalhadores. A perspectiva, é que profissionais com melhores condições de trabalho e mais capacitados reduzam entre 10% e 15% o custo da obra e otimize, em 20%, o tempo da construção.
 
 "Quando você capacita um profissional da área, você faz com que ele reduza o desperdício de material de construção, garante contratos mais longos - evitando gastos com novas contratações - e ainda consegue melhorar sua imagem enquanto empresa responsável", afirma.
 
 Essa foi uma das apostas da construtora mineira Esperança. O presidente empresa, José Carlos Romano, iniciou um trabalho junto ao Sebrae para conseguir ações que otimizassem as obras e diminuíssem o número de problemas com pedreiros e mestre de obras. "Em 2011 tomamos mais de cinco processos judiciais de ex-funcionários e quase fomos à falência", explica.
 
 Há dois anos trabalhando com contratos que garantem mais direitos ao trabalhador, o empresário já sentiu redução de 10% nos custos da obra e 20% na rotatividade de profissionais.
 
 Fonte: DCI
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					| VIERNES, OCTOBRE, 29, 2021 | 15:31 |  |  |  | Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015 |  |  |  | O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE. |  |  
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