Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUINTA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2015 | 08:28
 
Governo lança plano de logística de R$200 bi, mas 65% do investimento virá após 2019
 
O governo federal lançou nesta terça-feira mais um ambicioso plano de investimentos em infraestrutura, estimado em quase 200 bilhões de reais, como parte do esforço da administração Dilma Rousseff de criar uma agenda positiva via projetos de logística.

A nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL) projeta aportes totais de 198,4 bilhões de reais em portos, ferrovias, rodovias e aeroportos.

Com o anúncio do PIL, Dilma e sua equipe econômica liderada pelos ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) buscam melhorar a confiança na economia brasileira, que caminha para ter em 2015 o pior resultado em 25 anos, com contração acima de 1 por cento.

Porém, mais de 65 por cento dos investimentos no PIL estão previstos para ocorrer apenas a partir de 2019, já no mandato do próximo presidente da República e com pouco efeito prático na economia nos próximos anos.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) saudou o novo PIL, afirmando que o plano atende a "uma antiga reivindicação da indústria ao compartilhar com a iniciativa privada a ampliação e gestão da infraestrutura de transportes".

"É preciso, contudo, assegurar condições para que a implantação dos projetos de concessão se confirmem no prazo estabelecido. Apesar do sensível progresso em alguns modais, a indústria brasileira ainda se ressente do déficit histórico na infraestrutura", destacou a CNI em nota à imprensa.

Ao anunciar o plano, Dilma disse que o modelo de concessões está ancorado em garantia de preço justo aos usuários e remuneração adequada aos futuros concessionários.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) continuará a ter presença relevante no financiamento das obras, mas cobrará mais pelos empréstimos e exigirá em muitos casos que o empreendimento seja erguido com recursos levantados com a emissão de debêntures.

O ministro do Planejamento defendeu a importância de aumentar os investimentos no Brasil, principalmente em construção civil e infraestrutura, afirmando que é com maior produtividade que o país conseguirá sustentar o crescimento.

Destaque para ferrovias
A maior parte do novo PIL está na área de ferrovias. Algumas delas estavam previstas na edição inicial do programa de concessões de logística lançada no primeiro mandato de Dilma em 2012 e que não saíram do papel.

Em ferrovias, Barbosa disse que o governo adotará modelo de licitação por outorga ou compartilhamento de investimento.

O BNDES poderá financiar até 90 por cento das ferrovias, sendo até 70 por cento com base na Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP) mais 1,5 por cento e 20 por cento em taxa de mercado.

Está previsto um grandioso projeto de uma estrada de ferro para ligar os oceanos Atlântico ao Pacífico, o que reduziria o custo de exportações. Apenas o trecho brasileiro da ferrovia bioceânica até a fronteira com o Peru consumirá estimados 40 bilhões de reais.

Para rodovias, a projeção de investimento é de 66,1 bilhões de reais. O governo prevê a realização de quatro novos leilões este ano e 11 licitações em 2016.

Outros 37,4 bilhões de reais deverão ser investidos em portos e 8,5 bilhões de reais em aeroportos, com a transferência para a iniciativa privada dos terminais de Fortaleza, Florianópolis, Salvador e Porto Alegre prevista para o ano que vem, além de aeroportos regionais.

fonte: Udop, com informações da Reuters (escrita por Leonardo Goy e Marcela Ayres)
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor