Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Notícias
 
 
TERÇA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2021 | 23:10
 
Brasil terá satélite 100% produzido pela indústria nacional em 2022
 
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, anunciou nesta semana que o Brasil terá um satélite 100% produzido pela indústria nacional. Segundo a organização social, a solução tecnológica vai trazer conhecimento para explorar o espaço e deverá estar pronta para ser lançada em órbita no início de 2022.

Em comunicado à imprensa, a EMBRAPII afirmou que a tecnologia será capaz de produzir informações que orientem políticas públicas em diversas áreas da sociedade e setores do mercado. Além disso, o projeto deverá ser um marco no avanço das indústrias de defesa e espacial brasileiras.

A produção do satélite nasceu da parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, a Unidade EMBRAPII do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados e a empresa Visiona Tecnologia Espacial. O piloto do projeto servirá principalmente para "adquirir conhecimento para o desenvolvimento de satélites comerciais", segundo a organização.

Projeto vai preencher lacunas da indústria espacial nacional
Trata-se de um nanossatélite que deverá desenvolver as principais lacunas tecnológicas da indústria espacial brasileira. Pesando apenas 10 kg e com dimensões de 30cm x 20cm x 10cm, mais ou menos do tamanho de uma caixa de sapato, o dispositivo validará tecnologias como sistemas de navegação, supervisão de bordo e rádio definido por software.

Uma vez lançado em órbita terrestre, previsto para acontecer em 2022, o pequeno satélite vai coletar dados e imagens que serão então transmitidos para uma estação de controle em terra. No longo prazo, a tecnologia deverá trazer ainda mais possibilidades de utilização.

A EMBRAPII exemplifica alguns potenciais usos do nanossatélite no futuro, principalmente em negócios ligados à conectividade, como Cidades Inteligentes. Outros exemplos são o monitoramento da agricultura e pecuária em locais afastados e a coleta de informações que contribuam na prevenção de tragédias naturais, como enchentes e deslizamentos de terras.

Fonte: Terra.com.br
 
Mais recentes
 
SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024 | 15:41
 
Relatório de Transparência e igualdade salarial Gascom
 
TERÇA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2022 | 09:10
 
Dólar cai abaixo de R$ 5,10 com mercado à espera de deflação nos EUA
 
A expectativa de desaceleração da inflação nos Estados Unidos contribuiu nesta segunda-feira (12) para mais um dia de ganhos do real sobre o dólar. Isso também favoreceu ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira. Analistas esperam que o índice de preços ao consumidor americano, que será divulgado nesta terça (13), mostre deflação em agosto, na comparação com julho.
TERÇA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2022 | 09:12
 
Exportação de milho do Brasil dispara no início de setembro, aponta governo
 
A exportação de milho do Brasil até a segunda semana de setembro teve média diária de 370,2 mil toneladas, ante 135,7 mil toneladas ao dia no mesmo mês completo de 2021, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira, 13.
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor