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	| TERÇA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2012 | 15:59 |  |  |  | Projetos de sinalização turística para rodovias brasileiras são apresentados |  |  |  | Cidades-sede da Copa de 2014 terão indicações especiais em Inglês e Espanhol 
 Para que os visitantes locais e estrangeiros possam manter a segurança nas estradas e se locomover de forma eficaz, principalmente durante a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentou, em Brasília, os projetos do Programa de Sinalização e Segurança Rodoviária (BR Legal), referentes à sinalização turística.
 
 O BR Legal, que consiste em implantar e manter a sinalização horizontal, vertical e suspensa, além de dispositivos auxiliares de segurança viária e serviços relacionados à área de engenharia de trânsito, será implantado em toda a malha federal.
 
 O Coordenador Geral de Operações Rodoviárias, Romeu Scheibe, assegurou que todos os projetos irão seguir um padrão de normas técnicas. "Com a sinalização ostensiva, espera-se que o usuário de longa distância da rodovia perceba que o trecho requer uma atenção diferenciada, minimizando seu tempo de reação a algum fator de risco. Já a sinalização rotineira vai implantar e manter a sinalização horizontal, vertical, suspensa e dispositivos de segurança em um alto padrão de desempenho, melhorando as condições de deslocamento do usuário", afirmou.
 
 
 Investimentos
 
 Com contratos de cinco anos de duração, o BR Legal deve investir aproximadamente R$ 4 bilhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e traz inovações em relação ao programa de sinalização anterior, dentre elas, a implantação de sinalização turística.
 
 As vias de acesso às cidades sedes da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 receberão indicações especiais em inglês e espanhol. Esse serviço contemplará também os polos geradores de turismo em todo o País.
 
 Como novidade, o BR Legal prevê sinalização ostensiva com pórticos em trechos urbanos, e defensas metálicas em trechos com curvas mais acentuadas. Cerca de 2 mil pontos críticos de rodovias, identificados pelas estatísticas de acidentes,  receberão tais serviços, aumentando a segurança para o tráfego.
 
 
 PAC 2
 
 O Programa de Aceleração do Crescimento 2 prevê a construção de quase 8 mil km de rodovias e obras de manutenção em outros 55 mil km. No primeiro semestre de 2011, foram iniciadas obras de duplicação em trechos das rodovias BR-101 no Nordeste e em Santa Catarina, BR-262 e BR-050 (ambas em Minas Gerais) e BR-386 (no Rio Grande do Sul). Outros 4.859 km rodovias estão em fase de construção e pavimentação.
 
 Ainda no sistema rodoviário, o PAC 2 disponibilizará recursos para a compra de equipamentos, como motoniveladoras e retroescavadeiras, para auxiliar na recuperação das estradas do interior do Brasil e, consequentemente, melhorar a produção e a circulação de produtos e mercadorias em 1.299 municípios com até 50 mil habitantes.
 
 Fonte: Cenário MT
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